Você sabe a verdadeira idade do seu cérebro?


Jane Silva
Instagram do autor
sábado, 26 de dezembro de 2020

A idade não é marcada apenas pela passagem do tempo. Fatores como estresse, estilo de vida sedentário ou dieta inadequada podem fazer com que o cérebro envelheça mais rápido do que o normal.

Você sabe a verdadeira idade do seu cérebro?

Pode surpreendê-lo, mas é possível que ele seja muito mais velho que você. Como os cientistas revelam, às vezes a idade cronológica não se correlaciona com a idade biológica que nossos corpos e órgãos parecem ter. A razão? Estilo de vida e, especificamente, a capacidade de gerenciar o estresse diário.


Tudo isso torna possível, por exemplo, para alguém em seus 40 ou 50 anos ter a saúde cerebral, ou vigor de uma pessoa em seus 60 anos. Fatores como viver em um ambiente não estimulante ou sofrer de transtorno de estresse pós-traumático não tratado ou negligenciado podem causar o envelhecimento do cérebro.

Da mesma forma, outros tipos de situações também podem surgir. Às vezes, podemos ter diante de nós pessoas com mais de 80 anos com cérebro excepcionalmente ágeis, alerta e curiosos. Além das rugas e da pele que mostram a passagem do tempo, existe um cérebro jovem e resistente, com uma grande reserva cognitiva que poderia causar inveja a qualquer jovem.